Quais canetas pode usar no Enem?

Enem 2021 Reprodução / Twitter

Tá pensando em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Fique atento a quais canetas pode usar no Enem. No primeiro dia do exame, os candidatos vão fazer as provas objetivas de linguagens, ciências humanas, de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e a avaliação de redação. Os estudantes têm 5 horas e 30 minutos para responder às questões e fazer a redação.

O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

As instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Informações como horário e local de aplicação das provas podem ser conferidas por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O acesso ao documento se dá pelo login único e a senha gerados. O acesso ao documento se dá pelo login único e a senha gerados no portal do Governo Federal (gov.br). Caso o participante já tenha o cadastro, mas perdeu a senha ou não lembra, é possível recuperá-la.

O documento também apresenta número de inscrição do participante, orientações para a realização do exame, bem como atendimentos, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada. Embora não seja obrigatório, o Inep orienta que o participante leve o cartão no dia da prova.

Quais canetas pode usar no Enem?

A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Os participantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista e que tiveram o pedido aprovado pelo Inep poderão utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações em seu Caderno de Questões. Contudo, o Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

No momento da aplicação, não será permitido o uso de qualquer objeto eletrônico. O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, por toda a permanência do estudante no local de provas.

Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários