Após várias semanas, o assunto mais comentado ultimamente tanto na imprensa nacional como internacional é sobre a Amazônia. Em meio a tantas informações, muitas fake news foram criadas.
Está circulando nas redes sociais algumas publicações que vem chamando bastante atenção. Em um vídeo, uma pessoa diz que o presidente da França Emmanuel Macron teria declarado, na imprensa local, que iria enviar tropas militares para a Amazônia brasileira. Confira uma das versões:
“ATENÇÃO EXERCITO MILITAR ATENCAO FORÇA ARMADA ATENÇÃO MARINHA DO BRASIL. E ATENÇÃO GUERREIRO DE SELVA. ATENÇÃO VAMOS PREPARAR O SACO PRETO. POIS MACRON DISSE EM REDE NACIONAL QUE MANDOU MILITARES PARA INVADIR A AMAZONIA”.
A França vai mandar militares para invadir a Amazônia brasileira?
Muitas pessoas ficaram preocupadas com o vídeo e chegaram a entrar em desespero com a suposta ordem do presidente francês Macron. Mas será que Macron, realmente teria ameaçado invadir a Amazônia brasileira com seus militares? A resposta é não.
O que realmente aconteceu e que pode ter causado essa desinformação, na semana passada, durante uma reunião do G7 (é o grupo dos países mais industrializados do mundo), a França ofereceu ao Brasil uma ajuda de R$ 20 milhões (ajuda para auxiliar na crise da Amazônia). No entanto, o presidente Bolsonaro recusou a ajuda francesa.
Além disso, o presidente da França Emmanuel Macron ofereceu ajuda militar na região amazônica. Porém, Bolsonaro nem fez questão do auxílio militar. Sendo assim, a França sequer enviou as tropas ao país.
No final de tudo, a história que a França iria mandar militares para invadir a Amazônia brasileira é falsa! Os supostos militares que viriam para o Brasil seria para ajudar e não para invadir o país, como foi dito em um dos vídeos publicados nas redes sociais. Ou seja, a história não passa de #fakenews!