Novo ‘Mais Médicos’ do governo Bolsonaro terá 18 mil vagas e salários de até R$ 21 mil

Foto: Twitter Ministério da Saúde

Foi lançado nesta quinta-feira (1) o novo Mais Médicos do governo Bolsonaro (PSL), que pagará salário de até R$ 21 mil no primeiro ano de atuação, com contratação via CLT, e ampliará em 7 mil vagas a oferta de médicos em áreas mais carentes.

Com o programa terá um crescimento de 7 mil vagas destinadas para municípios onde há os maiores vazios assistenciais, sendo que as regiões Norte e Nordeste juntas têm 55% do total dessas vagas. Ao todo, serão 18 mil vagas previstas, sendo cerca de 13 mil em municípios de difícil provimento.

Segundo divulgado pelo Ministério da Saúde, serão priorizados os municípios rurais remotos, rurais adjacentes e intermediários remotos, que concentram 3,4 mil cidades, e poderão incluir todas as equipes de Saúde da Família no Programa Médicos pelo Brasil. Ainda segundo o Ministério da Saúde serão todas as Unidades de Saúde da Família ribeirinhas e fluviais e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) também serão consideradas como prioritárias.

A seleção será desenvolvida por meio de processo seletivo eliminatório e classificatório que contemplará duas funções diferentes: médicos de família e comunidade e tutor médico. Para a função de Médico de Família e Comunidade, serão selecionados médicos com registro no Conselho Federal de Medicina (CRM). Se aprovados na prova escrita, serão alocados em USF pré-definidas pelo Ministério da Saúde para realização do curso de especialização em Medicina de Família e Comunidade.

Confira abaixo as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

MAIS MÉDICOSMÉDICOS PELO BRASIL
Processo seletivo frágilProva de conhecimentos eliminatória e classificatória
Vínculo precário, sem perspectiva de fixação nem livre arbítrioContrato CLT, carreira com progressão salarial, gratificação por desempenho e bônus para locais remotos e DSEIs
5 mil vagas em áreas prioritárias13 mil vagas em áreas prioritárias: 7 mil vagas a mais, sendo 4 mil no Norte e Nordeste
Supervisão insuficienteAcompanhamento do tutor presencial e semi-presencial
Ausência de indicadores de desempenhoGratificação por desempenho
0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários