A informática na educação: fator de extrema relevância para o desenvolvimento educacional

A relação da educação com a informática

Foto: Pixabay

A evolução do meio em que vivemos promove a necessidade da utilização dos meios tecnológicos existentes no mercado, de forma que estes facilitem a absorção do conteúdo ministrado. As transformações ocorridas de forma globalizada encaminham o educador a se aperfeiçoar tecnologicamente promovendo no educando a necessidade de interação com o mundo virtual, pesquisando e adaptando os conhecimentos adquiridos à própria realidade.

Desta forma, devido os estudantes terem uma convivência assídua com as tecnologias e mídias existentes no mercado, exigem das escolas um maior engajamento na utilização de meiose técnicas para despertar um maior interesse por parte do aluno, pois, estes já estão habituados com as novidades tecnológicas existentes no mercado que são utilizados como forma de distração e lazer.

A evolução tecnológica educacional mundial promove no educador o sentimento de viver um desafio constante de enfrentar as dificuldades acarretadas por esta evolução. O diferencial da educação trabalhada com recursos tecnológicos é que estes despertam a curiosidade e o interesse estudantil pela novidade da metodologia de ensino utilizada pelo educador.

O auxílio da coordenação pedagógica escolar na observância da aplicação de recursos interativos provenientes de uma tecnologia educacional realista desperta o interesse educacional e os auxiliam na vivência e absorção do conteúdo existente, elevando a qualidade do ensino adquirido, comprovando que a utilização do computador em sala de aula não é um simples acesso à um brinquedo tecnológico, mas, o acesso à um mundo totalmente diferenciado daquele habitual. É de suma importância que a formação do educador com o meio tecnológico de maneira que transmita ao educando informações verídicas que farão imensa diferença no despertar para um mundo inovador.

Desta forma, é imprescindível que o setor educacional reconheça e valorize a importância que a informatização escolar exerce sobre o desempenho do aluno, que passa a ver o mundo sob outro ponto ótico. Sendo assim, a utilização dos meios tecnológicos para pesquisas e trabalhos escolares pelos alunos eleva sob diversos aspectos o nível da absorção. Apesar do uso da máquina ao efetuar uma determinada atividade escolar, são as decisões humanas que são testadas, analisadas.

Sendo assim, a elaboração de um planejamento que una as atividades pedagógicas às inovações tecnológicas coloca a ‘escola’ em um papel crucial no desempenho do educador. Desta feita, o educador não pode negligenciar a carga de conhecimento cultural que os alunos trazem consigo que deve ser valorizada.

Sobre João Matheus 326 Artigos
Técnico em Telecomunicações Formado pela Faculdade Senai Fatesg de Goiânia. É apaixonado por motos, esportes e assuntos relevantes. Atualmente integra a equipe do Mais Nacional.