O tromboembolismo venoso acontece quando um coágulo se forma na circulação sanguínea, prejudicando o fluxo de sangue nas veias pelo organismo. Essa doença é muito comum e, quando não tratada corretamente, pode se agravar e até levar a morte. Ele atinge uma pessoa a cada mil por ano e é uma das principais causas de óbitos no mundo. Veja quais suas principais causas, sintomas e como deve ser realizado o tratamento adequado.
Os trombos (coágulos) se formam quando algo retarda ou altera o fluxo sanguíneo. A condição pode se manifestar de duas formas:
Trombose venosa profunda (TVP) – quando o coágulo atinge uma veia profunda, geralmente em membros inferiores, como a perna. Ali, compromete a circulação sanguínea, bloqueando total ou parcialmente o fluxo;
Embolia pulmonar (EP) – quando o trombo se desprende das paredes do vaso onde se formou e percorre a circulação sanguínea, atingindo o pulmão. Ali, compromete o fluxo de sangue e pode causar a morte.
O tromboembolismo venoso afeta homens e mulheres de todas as idades. Alguns grupos de pessoas estão mais suscetíveis à formação de coágulos, como:
- Idosos;
- Obesos ou pessoas com sobrepeso;
- Tabagistas (fumantes);
- Pacientes com câncer ou distúrbios autoimunes;
- Mulheres grávidas ou no puerpério;
- Mulheres em seu período fértil (após a menarca e antes da menopausa) e que usam contraceptivos orais;
- Mulheres na menopausa que fazem uso de hormônios via oral;
- Pessoas que estão hospitalizadas ou que passaram por cirurgia recente;
- Pessoas que tiveram algum tipo de fratura e estão imobilizadas;
- Pessoas com histórico familiar de tromboembolismo venoso.
Fonte: Pfizer