E hoje vamos abordar um pouco sobre a importância do exame PCCU (preventivo do câncer do colo uterino) ou Papanicolau, é um exame de prevenção ao câncer no colo do útero, o seu objetivo principal é detectar células cancerosas no colo do útero, o exame do PCCU deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano, em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual.
Para a realização do exame do PCCU é necessário fazer o preparo, como evitar uso de duchas para higiene intima, o uso de medicamentos vaginais nos dois dias que antecedem o exame, evitar relações intimas e não fazer o exame caso esteja menstruada, pois o sangue pode alterar o resultado do exame. As gestantes também podem realizar o exame, ele não interfere na gestação. No ato do exame do PCCU o profissional adequado realiza a vulvoscopia, exame visual da vulva, para detectar a presença de infecções, doenças autoimunes; após introduz o especulo na vagina, para manter o canal da vagina sempre aberto e fazer a observação do colo do útero; após observa o interior da vagina e também do colo do útero; uma espátula e uma escovinha são utilizadas para raspar parte do colo do útero; o material coletado é levado para analise em laboratório e examinado em um microscópio por médico citologista, caso tenha alguma alteração é avaliado por um médico citopatologista. O exame de PCCU não dói, mas pode causar um pequeno incomodo ou uma pressão no interior da vagina, é importante ficar relaxada.
O PCCU além do câncer do colo do útero pode detectar também inflamações, determinar níveis hormonais, infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis como gardnerella, tricomoníase, gonorreia, HPV, clamídia, candidíase, e outras doenças.
Os resultados do exame do PCCU são classificados por: classe I, quando o colo do útero esta saudável; Classe II, há presença de alterações benignas nas células, comumente causadas por inflamações vaginal; Classe III, quando existem alterações nas células do colo do útero, incluindo NIC (neoplasia intraepitelial cervical) 1, 2 e 3, que pode ser HPV; Classe IV, presença de NIC 3 ou HSIL (lesão intraepitelial de alto grau), indica possível início do câncer de colo de útero; Classe V, já é a presença do câncer do colo de útero; Amostra insatisfatória, quando o material coletado não foi suficiente ou adequado e o exame não pode ser realizado.
Para evitar o câncer do colo de útero é preciso ter algumas formas de prevenção, tais como: não iniciar a vida sexual muito cedo, evitar tomar contraceptivos orais, ter boa higiene pessoal, ter poucos parceiros sexuais, ter poucos filhos, não fumar, não possuir antecedente de doença sexualmente transmissível e fazer o exame do PCCU regulamente.