Vamos falar sobre um assunto muito comum e aos mesmo tempo um pouco temido pelas mulheres, e mães de primeira viagem, o aleitamento materno. O aleitamento materno é a alimentação fundamental para o recém-nascido, por ter muitos nutrientes é um alimento completo e suficiente para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebe pois e de fácil e rápida digestão, além de proteger contra doenças. O aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de vida e complementar até pelo menos os dois anos.
Nos primeiros dias após o parto, o leite materno tem coloração mais amarelada, ele apresenta mais proteínas, menos gorduras e é rico em fatores de defesa, é chamado de colostro. Depois de aproximadamente uma semana, inicia-se a produção do chamado leite maduro, que pode ser considerado como leite anterior e posterior, o leite anterior é aquele logo do início da mamada e possui muita água, o leite posterior é o do final da mamada que é mais rico em gorduras e sacia a criança.
É de suma importância que as mulheres busquem informações e conversem sobre amamentação com outras mulheres, nas consulta do pré-natal, com profissionais especializados em aleitamento materno, a amamentação costuma ser diferente entre as mulheres, é uma experiência única, algumas passam por certas dificuldades no início, outras não. O ato de amamentar é muito influenciado pela condição emocional que a mulher vivi, e de fundamental importância o apoio do companheiro, da família, o acompanhamento dos profissionais de saúde para que a amamentação aconteça naturalmente, sem complicações e dificuldades.
Vamos deixar algumas dicas para a amamentação ser mais prazerosa, como: 1) amamentar sem horários, sempre que a criança solicitar o peito; 2) deixar a criança mamar até que fique satisfeita, não interrompa a mamada. É importante que e esvazie um peito antes de passar para o outro; 3) respeite o ritmo de mamar do bebê, cada um tem seu próprio ritmo; 4) na hora de amamentar, colocar a boca do bebê bem na frente da aréola (parte escura em volta do mamilo), e só deixar que pegue o peito se estiver com a boca bem aberta, ao pegar o peito, o queixo do bebê encosta na mama, assim o nariz fica livre, os lábios ficam virados para fora , muito importante, aparecer mais aréola na parte superior da boca do bebe, do que na parte inferior; 5) tomar alguns cuidados para não machucar o peito na hora de colocar o bebê para mamar, o ato de amamentar não dói. No caso de sentir dor, deve-se buscar a ajuda de um profissional de saúde.
Outro ato importante em relação a amamentação é a ordenha manual, que é extrair o leite materno que o bebe não consegue mamar e armazenar ou doar, é dar conforto as mamas, manter a produção de leite quando o bebe tem dificuldades de sugar ou aumentar a produção do leite materno, vamos ao passo a passo da ordena manual: 1) encontre um espaço tranquilo, longe de banheiros ou animais, sente-se em um lugar bem confortável; 2) retire os adornos, anéis, pulseiras e relógios e prenda o cabelo, use também uma máscara descartável para cobrir o nariz; 3) lave bem as mãos, até a região do cotovelo, usando sabão neutro , e lave os seios apenas com agua corrente; 4) esterilize o recipiente de vidro onde o leite ficara armazenado; 5) posicione o recipiente de vidro já esterilizado próximo ao seio e massageie a mama com movimentos circulares, mexa um pouco para auxiliar na saída do leite; 6) posicione o polegar onde termina a parte mais escura da aréola, o dedo indicador e o médio devem ficar logo abaixo do mamilo, apostos ao polegar; 7) pressione os lados do seio para que o leite seja retirado de todas das áreas; 8) tampe bem o recipiente para evitar a contaminação do leite.
Após o leite materno ser extraído pode ser armazenado na geladeira por até 24 horas, ou no congelador por até três meses. Coloque-o de preferência na prateleira da geladeira, para garantir que ele seja guardado a uma temperatura constante, depois de descongelado, o leite materno pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas.