Janeiro Roxo: saiba tudo sobre essa campanha de conscientização

No mês de janeiro também é comemorado o Janeiro Roxo, campanha que aborda sobre hanseníase

No mês de janeiro também é comemorado o Janeiro Roxo, campanha que aborda sobre hanseníase, antigamente conhecida como lepra, que é uma doença crônica, transmissível, que possui como agente causador da doença a bactéria Micobacterium leprae.  

A hanseníase se divide em 4 tipos: indeterminada, turbeculóide, dimorfa e virchowiana. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas. Na forma indeterminada, é a fase inicial da doença, e tem como características; mancha branca (ligeiramente mais clara do que a pele ao redor) com diminuição ou ausência de sensibilidade térmica e dolorosa, geralmente única.

Já na forma tuberculóide a manifestação mais frequente é a placa, uma mancha elevada em relação a pele ao redor, a pessoa acometida não sente o frio, o calor, a dor e o toque. Essas duas formas já citadas são consideradas paucibacilares.

A dimorfa é a forma clínica mais encontrada nos clientes com hanseníase, é caracterizada, por múltiplas manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, com bordas elevadas e mal delimitadas, ou podem acontecer múltiplas manchas bem delimitadas semelhantes à mancha da forma tuberculóide, porém a borda externa é pouco definida. Podendo haver perda total ou parcial da sensibilidade, com diminuição da sudorese no local da mancha.

A forma virchowiana a pessoa não apresenta manchas visíveis, mas a pele apresenta-se avermelhadas, seca, com edema, com aspecto de casca de laranja. Com o desenvolvimento da doença podem surgir outros sinais e sintomas, como: nódulos escuros, endurecidos e assintomáticos; queda dos pelos das sobrancelhas e dos cílios; câimbras, formigamentos e edema de pés e mãos; e dores e espessamento dos nervos periféricos.  As formas dimorfa e virchiviana são as mais evoluídas da doença, são caracterizadas como multibacilares.

O SUS- Sistema Único de Saúde oferta todo o tratamento e acompanhamento da doença, como existem formas clinicas diferentes da doença, também tem tratamentos distintos. O tratamento da doença é realizado com a poliquimioterapia, uma associação de antibimicrobianos de ações diferentes, que podem ser realizados em regime ambulatorial e tem tempo de duração variável.

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários