Nesta segunda-feira (02/09), O governador Ronaldo Caiado, ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, do secretário de Segurança Pública Rodney Miranda, e do diretor-geral de Administração Penitenciária coronel Wellington Urzêda, inaugurou a Unidade Prisional Especial de Planaltina de Goiás.
A penitenciária é considerada a mais segura do estado, já que a mesma conta com os mais modernos equipamentos de segurança disponíveis no mercado. “Caiado está de parabéns. É uma unidade já pronta, toda equipada e já com os agentes penitenciários. Está pronta para funcionar tão logo haja a transferência dos presos. O governo de Ronaldo Caiado está na direção certa com a inauguração desse presídio”, reconheceu Sergio Moro.
A Unidade Prisional Especial de Planaltina abre 388 novas vagas, sendo que conta com controle total do cárcere e dando oportunidade de ressocialização aos penitenciários. “Esta é uma penitenciária modelo dentro daquele molde mais atualizado que existe, com total segurança, para que as pessoas não venham daqui de dentro determinar a violência lá fora e, muito menos, a continuidade da prática da criminalidade”, disse Caiado.
Para o ministro Moro, a obra é mais uma parceria de sucesso entre o Governo Federal e Governo do Goiás. O ministro disse que o presídio traz um sistema no qual, atende a todos os requisitos para o isolamento de criminosos considerados perigosos. “Uma das formas de neutralizar essas quadrilhas, de dificultar a vida delas, é primeiro uma investigação eficiente e, a partir disso, a prisão de líderes. Esses líderes têm que ser isolados, têm que ser afastados da população carcerária em geral. Seja uma liderança ou um criminoso muito violento, com um histórico de indisciplina. Os próprios estados estão tomando iniciativa e aqui temos uma ação extremamente louvável, uma parceria entre o município, Governo Estadual e Governo Federal”, disse o ministro.
No total, foram investidos cerca de R$ 33 milhões na parte de estrutura e aquisição de equipamentos. O governador entregou também, rádios móveis e portáteis, armamentos, coletes, algemas de transporte e tornozelo; além de colchões, lençóis, kits de uniformes e de higiene pessoal para os presos.
Nos primeiros oito meses de 2019, O Governo do Goiás já abriu 1.021 novas vagas no sistema prisional em dez municípios goianos. O trabalho que o governador Ronaldo caiado está implantando vai muito além, já que ele determinou que a administração penitenciária focasse em três objetivos: abertura de vagas, controle da segurança em presídios e ressocialização da população carcerária.