Goiânia faz testagem ampliada da Covid-19

Nesta semana, poderão realizar os testes os moradores da região Norte da capital

Foto: João Matheus

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa nesta quarta-feira (5/7) a testagem populacional em massa da Covid-19 em moradores da região Norte da capital, primeira região escolhida a partir dos critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias.

A SMS adquiriu 185 mil testes rápidos de antígeno, que consegue identificar o vírus no momento da infecção. As testagens serão realizados por demanda espontânea em pessoas com idade acima de 12 anos que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados.

Os primeiros testes serão realizados na Escola Municipal Pedro Costa Medeiros, localizada na Rua Caiapônia, no Jardim Guanabara. A ação acontece na quarta especificamente das 9 às 17h e na quinta e sexta-feira a partir das 8 horas. As equipes de testagem estarão dispostas para atender de duas formas: por drive thru e no interior da escola, para quem não possui veículo.

Esta testagem ampliada faz parte das ações estratégicas que já vêm sendo realizadas pela Secretaria de Saúde. Ocorre fora das unidades de saúde, em espaços públicos, e a cada semana em uma região da cidade. Nas unidades já são realizados diariamente uma média de 700 testes por dia para os sintomáticos. No total, já foram realizadas mais de 76 mil testagens na unidades.    

Objetivo

Identificar casos e fazer a contenção da disseminação do vírus, reduzir o número de casos e internações e otimizar a regulação de leitos da capital.

Quem poderá fazer o teste?

Serão testados moradores da região norte de Goiânia, que tenham acima de 12 anos, que não apresentem sintomas e que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados. Para pessoas que apresentarem sintomas, a orientação é para que procurem uma unidade de saúde.

Essa testagem ampliada soma nas ações estratégicas, que já vem sendo realizadas pela Secretaria de Saúde. No total já foram realizadas mais de 72 mil testagens, com parceria com estado, laboratórios e universidades.

Como será feito o teste?

Serão feitos testes rápidos de antígeno, que conseguem identificar o vírus no momento da infecção. A coleta do material para a testagem é realizado por meio de  uma espécie de haste flexível inserida no nariz. Diferente dos outros testes da Covid-19, este tem o resultado de forma mais rápida, todo processo durará cerca de 60 minutos, o paciente deverá aguardar no local o resultado. Se caso positivo para a Covid-19, este será atendido por uma equipe composta por médicos, biomédicos e enfermeiros, que oferecerá o atendimento necessário no local, não havendo necessidade de ser encaminhado para uma unidade  de saúde.

Estrutura

O local contará com toda uma estrutura para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social. Equipes de triagem devidamente equipadas irão auxiliar quem comparecer para a realização dos testes. Agentes da  Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (SMT), irão fechar ruas próximas à escola, para controlar o trânsito, e garantir o bom funcionamento da modalidade de testagem drive thru.

Como serão as testagens nas próximas semanas?

Posteriormente, as testagens serão feitas em outros bairros e regiões de Goiânia, que serão escolhidos a partir de pesquisas e critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias.

Serviço

Assunto: Goiânia inicia amanhã testagem populacional ampliada da Covid-19

Data: Quarta, quinta e sexta-feira.

Horário: Na quarta-feira das 9 às 17h. Quinta, sexta-feira das 8 às 17h

Endereço: Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros, Rua Caiapônia, Jardim Guanabara I.

Contato: Fátima Mrué – Secretária Municipal de Saúde de Goiânia.

Rafaela Anjos, da editoria de Saúde.  

Com informações da prefeitura de Goiânia.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários