Convivendo com tristeza profunda

Todos nós sabemos que milhões de pessoas no mundo sofrem com a tristeza profunda, conhecida como depressão, uma doença que altera o humor tendo como umas das principais características a tristeza profunda sem motivos aparentes e associada a amargura, desesperança, dor, baixa estima e sentimento de culpa, afetando também o apetite e o sono.

Durante dias e dias seguidos, a pessoa que sofre de depressão permanece deprimido, praticamente por todo tempo, o interesse pelas atribuições e atividades que antes praticava perdem totalmente o prazer, não se tem mais perspectiva que algo possa ser feito para mudar tal situaçao. A depressão é dividida em três graus: leve, moderada e grave, a pessoa diagnosticada com depressão leve terá algumas dificuldades em atividades sociais e realizar trabalhos simples, mas sem grandes prejuízos, já o indivíduo com depressão grave dificilmente conseguira continuar com as atividades domesticas, trabalho e atividades sociais. A depressão também uma distinção entre pessoas que tem ou não históricos de manias, e ambos os tipos de depressão são crônicos e acontecem por períodos prolongados, tendo recaídas recorrentes quando não tratados adequadamente,  outros sinais e sintomas da depressão são: irritabilidade, fraqueza, baixa estima, cansaço extremo, comportamentos compulsivos, pensamentos pessimistas, concentração prejudicada, disfunções sexuais, sono de má qualidade e sensação de incapacidade para continuar com a rotina do dia a dia.

Para mitigar a tristeza profunda causada pela depressão é importante saber lidar com o estresse, falar sobre suas dificuldades diárias, ter o apoio dos familiares, ler, conhecer lugares diferentes, fazer coisas novas e amizades, manter a cabeça livre e manter pensamentos positivos, seja otimista, tudo isso ajuda no bem-estar emocional. Mas também e muito importante o acompanhamento com profissionais qualificados, como psiquiatra e psicólogo, o tratamento para a depressão são os medicamentos antidepressivos e psicoterapia, os medicamentos protegem de novas crises depressivas agindo de forma gradual, já a psicoterapia auxilia na reorganização psicológica, aumenta a compreensão sobre a ação da depressão, diminui o impacto provocado pelo estresse. Por um outro lado o preceito ainda é uma das maiores barreiras, por isso compreenda sobre a doença, se informe, saiba o que pode ser feito, se priorize. 

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários