A LATAM reafirmando seu compromisso com o combate da pandemia no Brasil está realizando, por meio de seu programa Avião Solidário, o transporte de 52 toneladas de insumos médicos – sendo 959 cilindros de oxigênio – com destino a Manaus. A companhia realizou um voo cargueiro exclusivo nesta madrugada com as doações para a capital amazonense.
A LATAM Cargo Brasil, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Governo do Estado, irá transportar ventiladores pulmonares do modelo Inspire, desenvolvidos pela Escola Politécnica da USP. Os primeiros equipamentos foram transportados no voo LA3270 – que decolou de São Paulo/Guarulhos às 00h10 de ontem (16) e pousou às 3h28 em Manaus – e serão enviados para cinco hospitais da capital amazonense. Novos voos partirão para o Estado na próxima semana. A previsão é de que todos os ventiladores pulmonares cheguem a Manaus até a próxima terça-feira (19).
Na sexta-feira (15), a companhia realizou o quarto voo em parceria com o Governo do Amazonas, a pedido do Ministério da Saúde, por meio da VTCLOG, totalizando o transporte de 805 cilindros de oxigênio e 80 respiradores para apoio à saúde pública.
Iniciativas da LATAM durante a pandemia de Covid-19
Desde o começo da pandemia de COVID-19, a companhia já transportou 240 milhões de máscaras em 45 voos especiais vindos da China ao Brasil. Além disso, o Centro de Manutenção (MRO) da LATAM em São Carlos, adaptou uma parte de sua operação para produção de máscaras. No total, mais de 45 mil máscaras reutilizáveis de tecido e protetores faciais (face shield) foram confeccionados. Em setembro de 2020, também foram confeccionadas, em parceria com a Braskem e FITESA, 55 mil máscaras cirúrgicas, para doação a cinco hospitais da região.
Sobre o Avião Solidário da LATAM
O programa Avião Solidário beneficia há 9 anos a América Latina. Por meio da LATAM Cargo, o programa transportou nesta pandemia mais de 1.000 toneladas de cargas, como testes rápidos para Covid-19, medicamentos, máscaras, entre outros produtos beneficiando o Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.
Além disso, o Avião Solidário já transportou gratuitamente mais de 900 profissionais de saúde para atender às urgências do Covid-19 e mais de 500 pessoas com necessidades médicas diversas, como enfermidades ou cirurgias que requerem atendimento urgente.