O empreendedorismo é a melhor maneira existente de combater o desemprego, desenvolvendo soluções para situações existentes, se utilizando de meios tecnológicos, humanos ou materiais, com melhoria na qualificação dos profissionais ou equipamentos utilizados. O empreendedorismo traz inovação aos negócios e à sociedade como um todo.
Vários estudiosos construíram inúmeras teorias do que seria o empreendedor, no qual definiram que o empreendedor, que vem do latim – imprendere, é o profissional capaz de criar algo novo, ou utilizar de algo já existente, mas não aproveitado, de forma a promover desenvolvimento benéfico na estrutura empresarial, inovando e melhorando toda a conjuntura da qual faz parte de maneira a qualificar os funcionários envolvidos alterando a qualidade de vida como um todo, assumindo os riscos existentes que um novo empreendimento acarreta.
De acordo com Richard Catillon, (1680-1734), os empreendedores eram pessoas que adquiriam matéria-prima, produziam seus produtos e as negociavam com valores agregados, assumindo os riscos oriundos desta negociação.
J. B. Say, acredita que empreendedor é aquele que movimenta os recursos estagnados em um setor para outro, ocasionando renda ou outros benefícios empresariais;
Joseph Alois Schumpeter (1883 – 1950), considera empreendedor aquele que se utiliza de inovações nos métod os de produção, manejo, pessoal… ou seja, atua de maneira diferente da forma tradicional.
O empreendedor tem como principais características: a iniciativa – coloca em prática uma ideia que muitos não aderem; capacidade de planejamento – com metas e monitoramento das informações empresariais são essenciais para crescer; autoconfiança – acreditar que vai dar certo, independente dos atropelos que surjam; liderança – encaminhar e incentivar a equipe a desencadear atitudes e produtos essenciais ao bom desenvolvimento da estrutura empresarial; e perseverança – independente dos contratempos que por ventura surjam, não desanimar, persistir sempre, procurando retificar os erros existentes e promover os acertos.
O empreendedorismo é de suma importância para a economia, pois traz inovações empresariais, aumentando o quantitativo de geração de renda influenciando diretamente na melhoria da qualidade de vida da população local. Dependendo do empreendimento efetuado, da sua importância e grandiosidade, este pode influenciar até mesmo na economia de outras comunidades, promovendo melhorias de qualidade de vida na comunidade como um todo.
A liderança é efetuada quando encaminham os componentes de um grupo na finalidade de atingir um mesmo objetivo, desencadeando benefícios comunitário. O líder utiliza de seu carisma pessoal para elevar e incentivar o potencial da equipe a focar nos resultados de forma a beneficiar a organização da qual fazem parte. Através das palavras podemos influenciar verbalmente os componentes de um grupo na concretização de uma finalidade, assim como também sofremos influências do meio no qual estamos inseridos, pois liderar é um processo de aprendizagem constante para todos os envolvidos. Para que este objetivo seja alcançado, é necessário que todos estejam enganjados no processo, com o mesmo foco, demonstrando que tanto a liderança quanto seus colaboradores compartilham do mesmo propósito, do mesmo desejo de mudanças que promovam melhorias para a empresa em questão, quanto para a comunidade na qual está inserida.
Somente com a participação e a responsabilidade pessoal de cada um dos envolvidos, o objetivo consegue ser atingido.
Ou seja, os líderes devem reconhecer e desenvolver as qualidades existentes nos colaboradores.
Faz parte dos líderes: a criatividade, sempre inovando; disposição para assumir riscos, acreditando que o objetivo proposto sempre dará certo; perseverança, não desistir diante dos problemas que porventura apareçam; senso de independência, atuar beneficamente sem esperar indicações para isto sempre acreditando que vai dar certo e capacidade de implementação, não abandonando os projetos pelo meio do caminho, finalizando e atingindo os objetivos e metas antes almejados.