Neste domingo (15/11), chegou o momento das eleições 2020, para eleger prefeito e vereadores nos municípios brasileiros. No dia da votação, se o eleitor estiver fora de seu domicílio eleitoral deve justificar sua ausência.
No site do Tribunal Superior Eleitoral, informa que o eleitor que esteja fora do seu domicílio eleitoral deve no dia do pleito justificar sua ausência, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título ou, excepcionalmente, do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).
Saiba como baixar o aplicativo e-Título
O eleitor pode baixar o aplicativo e-Título nas plataformas “Google Play” e “App Store”.
Sobre o e-Título
O aplicativo e-Título, além da via digital do título de eleitor e da apresentação de justificativa eleitoral, o aplicativo ainda permite a emissão de certidão de quitação eleitoral e de certidão de crimes eleitorais, a consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas por ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a consulta ao local de votação e a inscrição como mesário voluntário.
A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo por quem estiver fora do seu domicílio eleitoral nos dias de votação. E em até 60 dias, mediante a apresentação de comprovantes que atestem o motivo de ausência, pelo aplicativo, no site do TSE ou no cartório eleitoral mais próximo.
Como obter o formulário RJE
O formulário RJE pode ser obtido gratuitamente na página do TSE, nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento ao eleitor), nas páginas da Justiça Eleitoral na internet e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa, e em outros locais previamente autorizados.