Constantemente várias famílias buscam conhecimento sobre a Síndrome de Savant, nesse artigo vamos pontuar algumas características para ajudar vocês a entenderem um pouco mais sobre o assunto. A Síndrome de Savant ou Síndrome do Sábio porque Savant em francês significa sábio, é um distúrbio psíquico raro onde a pessoa possui grandes habilidades intelectuais. Nesta síndrome, a pessoa tem sérias dificuldades em se comunicar, compreender o que lhe é transmitido e estabelecer relações interpessoais. Mas, possui inúmeros talentos, principalmente ligados à sua deslumbrante memória.
As suas características são comuns desde o nascimento, aparecendo frequentemente em crianças com autismo, mas também pode se desenvolver na idade adulta quando se sofre traumatismo cerebral, ou alguma virose com encefalite, por exemplo. Essa condição afeta geralmente de 04 a 06 vezes mais homens
Algumas das habilidades provenientes da Síndrome de Savant são:
Linguagem: em casos a comunicação pode ser uma barreira para os autistas com a síndrome de savant. Eles podem compreender mais de um idioma, já existe pessoas diagnosticadas que aprendem até 15 idiomas.
Memorização: sobre memorização é um diferencial importante apresentado por pacientes que dispõe da Síndrome de Savant, é muito comum entre eles a grande facilidade de memorizar podemos mencionar como exemplo em destaque listas telefônicas, dicionários e outros sendo assim uma das características mais marcantes.
Cálculo: dispõe de facilidade quando o assunto é exatas, um destaque para cálculos bastante complexos e sem o auxílio de qualquer material para servir de suporte. Alguns brinquedos para autistas mostram esse potencial na área de cálculo.
Música: já pensou alguém que escutando apenas uma vez dispõe da capacidade de reproduzir um musical por completo? Dados apontam para esta facilidade em pacientes com a Síndrome de Savant.
Artes: seguindo a área especificas em artes pessoas autistas tem grande facilidade para os trabalhos artísticos, como: desenhos, pinturas e esculturas.
Estudos apontam que até o momento a Síndrome de Savant não tem cura, mas é recomendado o tratamento que ajuda a controlar os sintomas e a ocupar o tempo livre, melhorando a qualidade de vida dos portadores da síndrome.